top of page

Dica do GOL #5


Resenha: “O fim para o qual Deus criou o mundo”, por Jonathan Edwards.


Sobre o autor: Jonathan Edwards, nascido em 5 de outubro de 1703, em Connecticut, EUA. Desde muito cedo, por ser de família puritana, Edwards foi exposto a estudos da Bíblia e teologia cristã. Graduado no Yale College, ele se envolveu em estudos de questões contemporâneas envolvendo teologia e filosofia. Pode ser considerado como o maior pensador da América Colonial. Em 1726, Edwards começou seu ministério como pastor de uma igreja em Northampton, Massachusetts. Em 1734-1735, Edwards foi responsável pelas primeiras manifestações do Primeiro Grande Avivamento. Ao publicar a obra "Uma narrativa Fiel da Surpeendente Obra de Deus" (1738), no qual ele descreve o avivamento em sua igreja, ele passa a ser reconhecido como avivalista e “teólogo do coração”. Em 1750, Edwards foi demitido de sua igreja e partiu para o centro missionário de Stockbrigde, onde serviu de 1751 a 1757. Ele, morreu em 1758 em Princeton, em função de uma complicação advindo de uma vacina contra varíola.


Sobre o livro: A obra “O fim para o qual Deus criou o mundo”, começou a ser escrita por Edwards em 1750 e foi publicada após a sua morte, em 1765. Neste livro, Edwards leva o leitor a uma reflexão profunda a respeito do fim que levou Deus a criar o mundo, seus principais objetivos e quais são as implicações disso.


O fim para qual Deus criou o mundo, pode ser entendido como uma resposta ao pensamento de um Criador distante da criação. No livro, o autor apresenta uma visão centrada em Deus, onde Ele é a finalidade da criação e suas criaturas são reflexos de sua beleza e perfeição. Sendo assim, a felicidade e o completude desta criação está em seu Criador. O livro é dividido em onze capítulos organizados em duas partes.


Na primeira parte, Edwards discorre a respeito do que a razão ensina sobre os motivos de Deus para a criação do mundo. Esta sessão é composta por 4 capítulos, onde há uma profunda reflexão a respeito deste assunto. A segunda parte do livro, o autor entrará na reflexão tendo como base as Sagradas Escrituras com o intuito de contemplar o que elas nos ensinam sobre o fim derradeiro de Deus na criação do mundo. Esta sessão é composta de 7 capítulos que levarão o leitor para encontrar nas Escrituras a resposta para a questão do principal no livro.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page