top of page

BOX da Curadoria #9

Senhoras e senhores, a Curadoria apresenta a Box #9 da temporada 2020! Mais uma seleção de cultura com Cosmovisão Cristã feita pelo nosso time de curadores. Nessa semana, na Box:



Vídeo: "O que os cientistas deveriam ver", pelo "Mundo Cópia".


Link: https://youtu.be/XGeTtau64wA


Sobre o autor:

O "Mundo Cópia" é um quadro do canal "Dois Dedos de Teologia", dirigido pelo pastor e teólogo Yago Martins. Seus vídeos buscam estabelecer um paralelo e extrair verdades fundamentais do cristianismo de grandes obras da arte e da cultura pop.


Sobre o vídeo:

Por quê somos tão fascinados pela ciência? Nossos corações são, por natureza, fontes de perguntas fundamentais. Quem somos? O que estamos fazendo aqui? Como o mundo funciona? Qual é o seu significado? Diante de tal profundidade das perguntas do homem, somos instigados à buscar respostas para aquilo que nos intriga e que nos amedronta, afim de não sermos consumidos pela dúvida. O vídeo conta uma breve história do filme "Os Aeronautas", narrativa que nos expõe a vida de James Glaisher, um grande cientista meteorológico que trouxe grandes avanços na área da previsão do tempo. Yago faz uma brilhante análise da pretensão naturalista do ser humano de "ser senhor sobre todas as obras da natureza" e, assim, conquistar o prazer último que esta vida pode trazer. Ele expõe o paradoxo da ciência que, mesmo trazendo muitas respostas, é incapaz de dar sentido à beleza da existência, algo que somente é possível pela contemplação do Criador.


Texto: "Estamos sendo desumanizados", por Pedro Dulci.

Link: https://www.instagram.com/p/B_3Z__8Dn8p/?igshid=14gfr5klmkm0t


Sobre o autor:

Pedro Dulci é pastor na Igreja Presbiteriana Bereia (Goiânia) e professor de Filosofia no Seminário Presbiteriano Brasil Central. Doutorando em Filosofia (UFG) com estágio no Abraham Kuyper Center, na Universidade Livre de Amsterdã, na Holanda.


Sobre o texto:

Você já parou para pensar que uma ideologia é nada mais do que um ídolo moderno? Nós habitamos em meio à cultura, e é inevitável que alguns dos produtos dessa cultura sejam idólatras, pois estão sob o efeito da Queda. Dulci trabalha neste texto brevemente a ideia de que uma ideologia, seja ela política, social ou econômica, é uma fuga dos mandatos que nos foram dados na Criação: de cultivar o jardim e de expressar a glória de Deus. Elas nada mais são do que o homem colocando toda a sua esperança em uma instituição temporal, o que acaba por nos desumanizar.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page