top of page

Dica do GOL #4


Resenha: "O problema da pobreza", por Abraham Kuyper.


Este livro traz o discurso de abertura do Primeiro Congresso Social Cristão, feito pelo teólogo, jornalista e político Abraham Kuyper, na Holanda em novembro de 1986. Nessa época o Marxismo era disseminado, movimentos nacionalistas se fortaleciam e um ramo progressista se destacava no protestantismo. Kuyper chama a Igreja a responsabilidade de uma questão que era tratada apenas como papel do Estado: O problema da pobreza.


O autor expõe que a Igreja deve colocar em prática a misericórdia, o sacrifício pessoal em favor do outro, o equilíbrio de cada esfera da sociedade e uma visão bíblica da dignidade da pessoa e da propriedade privada como um empréstimo de Deus, o papel do cristão como mordomo. Kuyper diz: “não podemos, nem devemos nos desculpar por haver miséria entre nós”.


Com o prefácio de Guilherme de Carvalho, introdução por Pedro Dulci e epílogo de Lucas G. Freire, é possível ter uma compreensão melhor do discurso, já que estes autores trazem a história de Kuyper, o contexto social, econômico e a situação da Igreja naquela época.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page