BOX da Curadoria #8

Senhoras e senhores, a Curadoria apresenta a BOX #8 da temporada 2020! Mais uma seleção de cultura com Cosmovisão Cristã feita pelo nosso time de curadores. Essa semana na BOX:



Livro: "Crime e Castigo", de Fiódor Dostoiévski.



Sobre o autor:

Fiódor Dostoiévski foi um escritor, filósofo e jornalista do Império Russo. É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história. Aos 27 anos, foi preso acusado de integrar um grupo clandestino e conspirar contra o imperador Nicolau I da Rússia. Escapou do pelotão de fuzilamento, mas amargou longos anos de trabalhos forçados em uma prisão na Sibéria e depois no Cazaquistão. Confinado junto a assassinos e estupradores, enfrentou o medo e conheceu as profundezas da mente humana. Quando deixou o exílio, carregava consigo problemas e conceitos que fariam de seus livros clássicos da literatura mundial.


Sobre o livro:

"Crime e Castigo" é, certamente, uma das obras literárias mais importantes de todos os tempos. O clássico de Dostoiévski conta a história de Raskolnikov, um pobre estudante que mata a golpes de machado uma velha agiota a quem deve dinheiro e por quem se sente explorado. Raskolnikov convence a si mesmo de que não é tão errado matar uma pessoa tão maldosa, de quem o mundo não sentirá falta. Apesar de escapar impune, o personagem começa a sofrer com a culpa e com a tensão dos seguidos interrogatórios feitos pelo juiz do caso. Na brilhante narrativa, Dostoiévski aproxima o leitor do dilema do protagonista: negar o crime e viver atormentado pelo remorso ou confessar os assassinatos para ter a chance de redenção? Poucos autores nos fazem pensar tão a fundo sobre os limites da moral, o livro é um estudo do arrependimento, uma parábola da remição, um passeio pela consciência de um criminoso repleto de referências ao cristianismo, religião do autor.


Fonte: Revista Superinteressante.


Filme: "Milagre na Cela 7".


Disponível na plataforma Netflix.


Sobre o filme:

A trama conta a história de Memo, um pai solteiro com deficiência intelectual que vive em um pequeno vilarejo da Turquia com a filha, Ova e a avó, Fatma. Muito amável, o rapaz é conhecido e querido por todos os habitantes, mas é Ova quem sofre com a situação. Além do bullying no colégio, a garota sabe que o pai é especial, o que não faz ela o amar menos. A vida de ambos muda quando Memo se envolve no acidente que mata a filha de um importante tenente do exército turco. O filme nos dirige a uma tocante reflexão sobre injustiças, esperança e redenção, enquanto acompanhamos a dor da trajetória de um homem que sofre duras consequências por algo que não tem culpa. Mas a inocência de Memo e seu amor puro por sua filha terão repercussões extraordinárias para um grupo de detentos que compartilham com ele a famigerada cela 7, e que ficam frente a frente com suas próprias doenças pelo testemunho de Memo.


Fonte: Quadro "Mundo Cópia", do canal "Dois Dedos de Teologia".

2 visualizações
LOCALIZAÇÃO

(31) 3568.7839 ou (31) 99295.0822

Av. Professor Mário Werneck, 2994

Buritis - Belo Horizonte - MG

 

igrejapresbiterianaburitis@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinza ícone do YouTube