top of page

BOX da Curadoria #13

🥁 Senhoras e senhores, a Curadoria apresenta a Box #13 da temporada 2020! Mais uma seleção de cultura com Cosmovisão Cristã feita pelo nosso time de curadores. Nessa semana, na Box:


🎥 Arte Cênica: "Messiah", série da Netflix.

Link: https://www.netflix.com/search?q=messiah


Sobre a série:

A série se passa em meio ao caos do Oriente Médio, no conflito dos Estados Unidos e o Estado Islâmico. Em meio ao clima de hostilidade, surge uma figura misteriosa que diz ter "mensagens proféticas" vindas do próprio Deus para entregar ao povo. Ao mesmo tempo, uma funcionária da CIA se depara com este fato único e parte em busca da identidade desse homem que clama para si o título de messias. Sua mensagem é completamente autocentrada, convidando todos a abandonar suas crenças sobre Deus e confiar apenas no "escolhido", o que começa a provocar tensões políticas e religiosas, visto que ele parece buscar uma unificação das grades religiões monoteístas (cristianismo, judaísmo e islamismo) e de todas as ideologias políticas nele mesmo. A série é particularmente desafiadora, já que mostra a necessidade que todos temos de nos agarrar a algo que nos dê esperança de redenção e aquele que tiver retórica (ou mesmo prodígios "miraculosos") suficiente será visto falsamente como messias e será adorado.


📔 Livro: "Deus em Questão: os argumentos de C. S. Lewis e Sigmund Freud", de Armand Nicholi.


Sobre o livro:

O livro traz contraposta a mente de dois dos maiores pensadores do século XX, o primeiro ateu por parte de sua vida e posteriormente um cristão convertido, C.S Lewis e o segundo, ateu convicto por toda sua vida Sigmund Freud. Em "Deus em Questão", os argumentos de C. S. Lewis e Sigmund Freud são postos lado a lado. Ambos refletiram cuidadosamente sobre os pontos fracos e as alternativas aos seus posicionamentos. Ambos consideraram o problema da dor e do sofrimento, a natureza do amor e do sexo, e o sentido último da vida e da morte. Depois de “assistirmos” a todo esse debate, podemos tomar os nossos lugares do lado que quisermos, num dos confrontos mais profundos da história. Apesar de ter sido trazido para o Brasil pela excelente editora Ultimato, o autor Armand Nicholi Jr não toma lados ao apresentar para o leitor as visões de ambos. Ao decorrer do livro os temas vão sendo debatidos enquanto nos aprofundamos na biografia de cada pensador.


“Alguns livros são equilibrados, acadêmicos e objetivos. Outros são desafiadores e comoventes e prendem a nossa atenção. Quando um livro consegue reunir tudo isso, torna-se simplesmente inesquecível. 'Deus em Questão' é assim. É tão empolgante quanto um romance, com uma diferença: nós escrevemos o final.” - Peter Kreeft, PhD, professor de filosofia do Boston College, autor de “Buscar Sentido no Sofrimento” (Edições Loyola) e “O Diálogo” (Mundo Cristão).


“Assisti a algumas das aulas impressionantemente concorridas de Armand Nicholi em Harvard, que foram uma das experiências mais gratificantes da minha vida. Depois de vinte e cinco anos de ensino e pesquisa sobre Freud e Lewis, o autor coloca o resultado à disposição de todos. Este livro mudará a sua vida.” - Dr. Timothy Johnson, editor da área médica do ABC News.


É um livro recomendadíssimo para quem se interessa por biografias, apologética, psicologia e afins.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page