top of page

BOX da Curadoria #6

Atualizado: 23 de jun. de 2020

Senhoras e senhores, a Curadoria apresenta a BOX #6 da temporada 2020! Mais uma seleção de cultura com Cosmovisão Cristã feita pelo nosso time de curadores. Nessa semana, na BOX:



Música: "Oração de São Pedro", por Julhin de Tia Lica.



Sobre o autor:

Para além da difundida cena gospel, que importa muitos elementos estrangeiros em sua estética, há músicos interessados em criar um novo caminho para a música de raiz cristã, mais conectada com elementos da cultura brasileira. É o caso do Coletivo Candiero: Criado no início do ano passado, o projeto agrega 13 nomes da cena musical cristã nordestina. O potiguar Júlio César, conhecido artisticamente como Julhin de Tia Lica, é morador da zona rural do município de Jardim do Seridó, no Sertão. "Deixei o que eu conhecia de lado quando entrei para a igreja, na adolescência. Tudo isso era demonizado no ambiente novo que estava vivendo. Só depois fui perceber a graça comum que existe nas canções que não são religiosas. Comecei a ver como Deus se manifesta há tempos na cultura popular. Isso acendeu uma chama dentro de mim e passei a sentir orgulho na minha identidade", conta.


Sobre a música:

Na canção, as batidas do maracatu e a influência do movimento Manguebeat são bem perceptíveis. "Minha ideia é lançar um estudo de ritmos nordestinos, como ijexá, ciranda, xote e baião, até o final do ano. São músicas mais poéticas. Quero que mesmo que não é evangélico possa ouvir e se deleitar com a minha arte", declara Julhin. A letra é um brilhante vislumbre do que estaria pensando o apóstolo Pedro imediatamente antes de sua morte, ocasião na qual ele teria solicitado ser crucificado de cabeça para baixo, pois não era digno de morrer como o seu Senhor. A profundidade da reflexão e a melodia vibrante fazem desta obra uma verdadeira ode à arte cristã brasileira.


Arte Plástica: "A Crucificação de São Pedro", por Caravaggio, 1601.



Sobre o autor:

Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio, nasceu em 1571, foi um dos mais notórios pintores italianos. Seu trabalho exerceu influência importante no estilo barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Nos seus quadros, em vez de adotar belas figuras etéreas, delicadas, para representar acontecimentos e personagens da Bíblia, preferia escolher modelos humanos tais como prostitutas, crianças de ruas e mendigos, que posavam como personagens para as suas obras. Caravaggio procurou a realidade palpável e concreta da representação.


Sobre a tela:

"A Crucificação de São Pedro" retrata o martírio de Pedro por crucificação — segundo a tradição, Pedro pediu para ser crucificado de ponta-cabeça para que não imitasse Jesus Cristo. A grande tela mostra romanos, com as faces obscurecidas ou escondidas, lutando para para erguer a cruz com um idoso apóstolo. Pedro parece mais pesado do que seu corpo envelhecido faria supor e erguê-lo requer o esforço combinado de três homens, um símbolo do crime que já estaria pesando sobre eles.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page